2010-2012

Uma contribuição analítica através de uma reação do tipo spot test contra o crime de estupro.
Descrição: Uma reação do tipo spot test com traços de sêmen humano realizada na cena de crime ou coletada em cadáveres, será utilizada empregando o reagente fenolftaleína difosfato seguido da adição de uma solução de bicarbonato de sódio, caracterizando-se com este desenvolvimento analítico a presença desta matriz biológica. A confirmação da presença de sêmen será realizada através do exame de DNA, permitindo identificar de forma inequívoca o autor do crime sexual. Esta proposta poderá ser no futuro uma valiosa contribuição forense, no sentido de evitar o constrangimento das vítimas de estupro. A elucidação deste crime ficará restrita a participação de peritos criminais, pesquisadores, advogados e pessoal qualificado da área de saúde, os quais irão fornecer elementos técnico científicos para a justiça condenar estupradores, sem a presença da vítima em nenhuma unidade policial ou mesmo no julgamento do culpado. Um outro tipo de crime envolvendo a fraude de sêmen de bovinos de alta linhagem genética, pode ser investigada usando os aspectos quantitativos da reação colorida descrita nesta proposta. Plano de Trabalho resumido: Este projeto irá realizar a síntese e promover a realização de uma formulação da fenolftaleína difosfato. Este reagente formulado com uma mistura 1:1 de etanol: água, permitirá com grande eficácia determinar visualmente a presença inequívoca de sêmen, ainda no local onde possa ter sido praticado um crime sexual. O aparecimento da coloração róseo-violeta, através de uma reação característica do tipo spot test, irá fornecer aos peritos criminais na cena do crime um instrumento investigativo adequado para solucionar casos de agressão sexual contra uma vítima. Permitirá ainda a determinação qualitativa e quantitativa do sêmen de bovinos com alto padrão genético, evitando dessa maneira a fraude no comércio deste material biológico, utilizado largamente na melhoria do rebanho bovino brasileiro.
Número de produções C, T & A: 1

Curso de Ciências Forenses Aplicadas a Investigação Criminal.
Descrição: O principal meta do curso de extensão de ciências forenses aplicadas a investigação criminal, a ser ministrado no Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, é criar um mecanismo de atualização científica e tecnológica aos delegados, peritos, inspetores, agentes investigativos das Polícias, Civil, Militar, Federal e Judiciária (Marinha, Exército e Aeronáutica), a ser ministrado por professores e pesquisadores de universidades, instituições de pesquisas e peritos do DGPTC, Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, em 17 módulos, contendo 4 horas por atividade modular, semestralmente para duas turmas de 35 alunos num período de 24 meses. Plano de Trabalho resumido: Os módulos oferecidos aos alunos serão os seguintes descritos abaixo: 1) MÓDULO 1 Introdução a medicina legal; 2) MÓDULO 2 Traumatologia forense I; 3) MÓDULO 3 - Traumatologia forense II; 4) MÓDULO 4 Traumatologia forense III; 5) MÓDULO 5 Antropologia forense; 6) MÓDULO 6 Criminalística e medicina legal; 7) MÓDULO 7 Tanatologia forense; 8) MÓDULO 8 Necropsia forense; 9) MÓDULO 9 Genética forense; 10) MÓDULO 10 Sexologia forense; 11) MÓDULO 11 Psiquiatria forense; 12) MÓDULO 12- Toxicologia forense; 13) MÓDULO 13- Estudo dos Locais de Crime I; 14) MÓDULO 14- Estudo dos Locais de Crime II; 15) MÓDULO 15- Estudos dos Locais de Crime III; 16) MÓDULO 16- Química Forense: homicídio, estupro, seqüestro, extorsão; 17) MÓDULO 17 Aplicações papiloscópicas em segurança pública; 18) MÓDULO 18- Local de simulação de cenas de crime, Luminol, Necropsia Forense. Criar um acervo de DVDs com as aulas ministradas nos módulos, para serem posteriormente distribuídos as unidades de Polícia Técnica e Científica do interior do Estado do Rio de Janeiro. Com o propósito de promover a atualização pericial através dos modernos recursos das ciências forenses à investigação criminal. Proporcionar ao discente, uma visão crítica acerca do conjunto de elementos teórico-práticos.
Integrantes: Claudio Cerqueira Lopes - Coordenador / Roger Vinicius Ancillotti - Integrante / R.S.C. Lopes - Integrante.

2008-2009

Síntese de estruturas cetônicas deuteradas.
Descrição: Síntese a partir do colesterol de tetra e hepta-deutero colestano.
Número de produções C, T & A: 1.
Número de orientações: 1.